segunda-feira, 12 de abril de 2010

Pouco sono pode acelerar o envelhecimento!

Dormir apenas algumas horas de sono pode prejudicar o metabolismo e a produção hormonal de forma semelhante aos efeitos do envelhecimento e as fases iniciais do diabetes.
Perda de sono crônica pode acelerar o aparecimento ou aumento da gravidade das condições relacionadas à idade, tais como diabetes tipo 2, hipertensão arterial, obesidade e perda de memória.
Os pesquisadores mostraram que apenas uma semana de privação do sono pode alterar os níveis de hormônios e sua capacidade de metabolizar os carboidratos. Pessoas que trocam o sono por trabalho ou lazer podem se acostumar a isso e se sentir menos cansado.


Durante a privação do sono, os pesquisadores descobriram que os níveis de açúcar no sangue dos homens tomaram 40% mais tempo para cair após uma refeição rica em carboidratos, em comparação com o período de sono de recuperação. Sua capacidade de secretar e responder ao hormônio insulina, que ajuda a regular o açúcar no sangue, teve queda de 30%.
Essas mudanças tornam os efeitos da resistência à insulina, um precursor da diabetes tipo 2. Além disso, os homens privados de sono apresentaram maiores concentrações noturnas do hormônio cortisol, que também ajuda a regular o açúcar no sangue e níveis mais baixos de hormônio estimulante da tireóide. Esses níveis de cortisol aumentados imitam os níveis que são vistos freqüentemente em pessoas idosas, e podem estar envolvidos na resistência à insulina relacionada à idade e à perda de memória.

Falta de sono é como um tipo de estresse.
A maioria das pesquisas sobre privação de sono tem incidido sobre o que ele faz para o cérebro, mas é certo que o sono tem muitas outras funções.
Nos estudos, o açúcar encontrado no sangue e as concentrações hormonais foram restauradas após o período de sono de recuperação. Pesquisas anteriores já haviam demonstrado que nos países desenvolvidos, o sono médio noturno diminuiu  desde o início do século, de 9 horas para 7,5 horas. Muitas pessoas desistem de sono para dar espaço ao trabalho e lazer. Uma quantidade adequada de sono é tão importante quanto a quantidade adequada de exercício. Dormir não é um pecado.