sábado, 24 de abril de 2010

Café pode reduzir risco de arritmias cardíacas, sugere pesquisa.


Pessoas com distúrbios no ritmo cardíaco são, frequentemente, recomendadas a evitar o consumo de cafeína. Porém um novo estudo da organização de saúde Kaiser Permanente, nos EUA, indica que tomar café moderadamente pode, na verdade, reduzir os riscos de hospitalização por causa de arritmia cardíaca.
Avaliando dados de mais de 130 mil pessoas no período de 1978 a 1985 e acompanhando-os até o ano de 2008, os pesquisadores descobriram que aquelas que relatavam o consumo de quatro ou mais xícaras de café por dia tinham uma redução de quase 18% no risco de serem hospitalizadas por causas de problemas de ritmo cardíaco, incluindo a fibrilação atrial. E os pacientes que tomava de uma a três xícaras eram 7% menos propensos a serem hospitalizados por causa do problema.
De acordo com os pesquisadores, os resultados - indicando uma redução “significativa” no risco de arritmias - são surpreendentes, visto que alguns pacientes relatam sentir palpitações após tomar café. Porém eles destacam que o estudo não comprova uma relação de causa efeito, pois é apenas observacional, necessitando de mais evidências científicas para confirmação e para desvendar as razões de uma possível proteção.