terça-feira, 27 de abril de 2010

FCC levanta a bandeira vermelha sobre Perigos do Celular!

Em 5 de novembro de 2009, a FCC (Comissão Federal de Comunicações dos E.U.A.) lançou um comunicado aos seus consumidores com o título "Dispositivos sem fio e a saúde". Neste documento, o FCC recomenda precauções para o uso de telefones celulares.

Segundo a FCC, "Relatórios recentes de alguns grupos de interesse da saúde e segurança têm sugerido que a utilização de um dispositivo sem fio pode ser ligado ao câncer e outras doenças. Essas perguntas tornaram-se mais freqüentes à medida que mais jovens estão utilizando os dispositivos, e por longos períodos de tempo. "

Agora eles recomendam as seguintes etapas:
-Use um fone de ouvido
-Se possível, mantenha os dispositivos sem fio longe de seu corpo quando ligado,e principalmente, não por junto ao cinto ou carregá-los nos bolsos
-Use o alto-falante do telefone celular para reduzir a exposição à sua cabeça
-Considere enviar mensagens ao invés de falar
-Comprar um aparelho sem fio com menor taxa de absorção específica (SAR)

Fonte:

As agências de saúde pública não podem continuar a manter a cabeça na areia enquanto milhões de pessoas, incluindo crianças, são inconscientemente, expostas à radiação em níveis que estão colocando sua saúde em risco.
As etiquetas de advertência devem ser adicionadas a todos os celulares

A questão foi recentemente aquecida, por um projeto de lei apresentado no estado do Maine (E.U.A.), o que tornaria a primeira lei a obrigar rótulos de advertência em todos os celulares , criou uma onda de atenção mundial.

Este projeto visa colocar a seguinte declaração em destaque em cada telefone celular e todas as embalagens relacionadas, em uma etiqueta não removível:

"Atenção, este dispositivo emite radiação eletromagnética, a exposição a que pode causar câncer no cérebro. Usuários, especialmente crianças e mulheres grávidas, deve manter este dispositivo longe da cabeça e do corpo. "

Além disso, o projeto de lei, como está escrita, exige o rótulo para incluir a cor do gráfico com a absorção eletromagnética do cérebro de uma criança de 5 anos de idade, conforme descrito em um estudo de 1996 publicado pelo IEEE sobre o efeito das emissões de microondas de telefone celular no pescoço e na cabeça.