segunda-feira, 10 de maio de 2010

Controle da pressão sanguínea pode prevenir Alzheimer


Controlar a pressão arterial pode ser a melhor proteção conhecida contra a demência.

Numa enxurrada de novas pesquisas, os cientistas vasculharam os cérebros das pessoas para mostrar que a  hipertensão pode deixar uma espécie de cicatriz associada ao desenvolvimento posterior da doença de Alzheimer e outras demências. Essas cicatrizes podem começar a construir-se na meia-idade, décadas antes de aparecerem os primeiros problemas de memória.

Há muitos anos que os cientistas observaram que alguns dos mesmos gatilhos para doenças cardíacas - pressão alta, obesidade, diabetes - parecem aumentar o risco de demência, também.


Mas durante anos, eles achavam que a ligação "Alzheimer, demência e problemas de memória" estava  normalmente associada a pequenos acidentes vasculares cerebrais (AVC). Agora eles aprenderam que fatores como a hipertensão também parece estimular processos de doenças como Alzheimer.

Os números sobre  doença de Alzheimer continuam a subir.
De acordo com o novo relatório nos E.U.A., "Fatos e Números-Doença de Alzheimer-relatório para 2009" , 5,3 milhões de pessoas nos E.U.A. têm a doença, o que eleva como a sexta causa principal de mortes. Um novo caso surge a cada 70 segundos.

Doença de Alzheimer é também uma carga maior para a economia e os custos chegaram aos 148.000 milhões de dólares em 2009 somente nos E.U.A..

A doença de Alzheimer não é um tipo de demência limitado àqueles com mais de 65 anos. Cerca de 200.000 a 250.000 pessoas com menos de 65 anos de idade são inexplicavelmente atingidos com as chamadas "Alzheimer de início precoce".

O que é a doença de Alzheimer?
A doença de Alzheimer é uma forma de demência crônica que resulta em perda de memória grave e eventualmente a morte.

A média de vida de alguém com Alzheimer é cerca de oito anos, embora muitos possam sobreviver até 20 anos, com um bom atendimento.