terça-feira, 13 de abril de 2010

Como prevenir naturalmente bactérias resistentes à antibióticos.







Estudos descobriram que a vitamina D desempenha um papel importante na mediação da função imune através de um número de vias, incluindo o aumento da liberação de peptídeos antimicrobianos em sua pele.

Novas pesquisas mostram que baixos níveis séricos de vitamina D aumentam o risco de transporte nasal do methicillin-resistant Staphylococcus aureus (MRSA), uma superbactéria resistente a antibióticos " que adoece cerca de 90.000 americanos cada ano, e retira mais vidas do que HIV / AIDS.

Estima-se que 2,7 milhões de pessoas nos E.U.A. são portadores de MRSA nasal e que 63,3 milhões de pessoas (28,4% da população) são deficientes em vitamina D.

As relações se mantiveram mesmo após ajuste para idade, raça, uso recente de antibiótico, a hospitalização recentes, e de pobreza. Isto significa que o status da vitamina D pode ser um fator de risco variável para transporte e potencialmente infecção por MRSA.

Este estudo baseia-se nos resultados já estabelecido que a vitamina D ajuda a regular o sistema imunológico e oferece proteção poderosa contra as infecções. Ela faz isso atuando sobre genes específicos que, por sua vez produzem mais de 200 peptídeos anti-microbianos que ajudam a combater todos os tipos de infecções bacterianas e virais.
Por exemplo, pesquisas recentes descobriram que a vitamina D pode contrariar os efeitos da doença de Crohn (doença inflamatória intestinal), atuando diretamente em dois genes - o defensin beta 2 do gene, que codifica um peptídeo antimicrobiano, e o gene NOD2 que alerta as células para a presença de micróbios invasores.
Segundo os pesquisadores, cerca de 2,7 milhões de americanos, ou pouco mais de um por cento da população, são portadores do vírus MRSA em suas passagens nasais. Além disso, cerca de 30 por cento das pessoas são portadoras de MRSA em sua pele, sem quaisquer efeitos colaterais visíveis, e surtos têm ocorrido que surgiram a partir de locais como escolas e ginásios públicos. Sua casa e até mesmo o seu animal de estimação, também são locais que podem abrigar estas bactérias perigosas.

Encontrar medidas eficazes para esta ameaça de saúde pública crescente, necessita de mais opções e aumentando os níveis de vitamina D na população em geral, poderá vir a ser parte da solução.
Como você está provavelmente bem ciente de agora, a deficiência de vitamina D é mais regra do que exceção nos dias de hoje, e de acordo com este estudo, a deficiência de vitamina D está associada com um risco aumentado de ser portador do vírus MRSA.
Este resultado corrobora pesquisas anteriores que ligaram o status de deficiência da vitamina D com uma série de doenças infecciosas.
Fontes: Scandinavian Journal of Infectious Diseases 8 de março de 2010