quarta-feira, 31 de março de 2010

IBGE: doença crônica atinge 1/3 da população do País

 Pelo menos uma doença crônica atinge 31,3% da população brasileira, o que significa 59,5 milhões de pessoas. Declararam ter três doenças crônicas ou mais 5,9%.

Os dados são do suplemento de Saúde, divulgado hoje, da Pesquisa Nacional por Amostra de Domicílios (Pnad) referente ao ano de 2008, realizada pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) em convênio com o Ministério da Saúde. 
As regiões Sul (35,8%) e Sudeste (34,2%) apresentaram os maiores porcentuais de pessoas com pelo menos uma doença crônica, seguidos pelo Centro-Oeste (30,8%), Nordeste (26,8%) e Norte (24,6%).

Insônia, depressão e suicídio...


Dormir mal, um dos principais sintomas da depressão 

Especialistas vinculam insônia crônica com tendências suicidas.

Os trastornos de sono provocam desequilíbrios na serotonina, responsável por regular o humor.
De acordo a uma investigação apresentada durante o Congresso da Associação de Psiquiatría Mundial em Florencia, Itália, quem sofrem mais alterações no sonho têm maior probabilidade de conceber pensamentos suicidas, mesmo se o paciente não tiver um histórico de trastornos mentais, conforme se publicou no site da BBC.

Para o estudo, uma equipe da Universidade de Michigan, Estados Unidos, analisou durante um ano a relação entre os problemas do sono e a conduta suicida em 5.693 norte-americanos. Concluiu-se, após a pesquisa, que pessoas com dois ou mais sintomas de insônia tiveram 2,6 vezes mais probabilidade de suicidarem-se do que aqueles que dormiam sem dificuldades.

A importância de um bom travesseiro.



Uma recente pesquisa realizada pelo Hannover Medical School, na Alemanha, e publicada no jornal científico International Journal of Rehabilitation and Research, indica que dores na coluna, no pescoço, torcicolo e cansaço podem ser conseqüências de uma noite mal dormida com um travesseiro inadequado.

A pesquisa reuniu 149 pessoas que sofriam com dores na coluna cervical para um teste: um grupo utilizou o travesseiro considerado correto e o outro utilizou o travesseiro habitual. Depois de um ano, o grupo que utilizou o travesseiro correto deixou de sentir os desconfortos na região do pescoço e passou a acordar mais descansado.

Relação entre o sono e a gripe.

Pesquisa realizada na Inglaterra mostrou a relação entre a qualidade do sono e a resposta imunológica do corpo.

Um grupo de 150 voluntários saudáveis teve sua quantidade e qualidade de sono registrados durante 14 dias. Os especialistas consideraram o limite de 8 horas de sono como ideal. A qualidade do sono foi avaliada pelo tempo em que os participantes realmente estavam dormindo quando estavam repousando.

Após os 14 dias os voluntários foram inoculados com o vírus da gripe através de gotas nasais contendo rinovírus. O mecanismo foi escolhido por replicar o que acontece no mundo real. Os sintomas de um quadro gripal típico apareceram em alguns dos participantes, como esperado.

Sono. Dormir bem é um santo remédio!


- Dormir bem pode fazer toda a diferença para ir bem numa prova, ser mais criativo no trabalho e cultivar uma memória de dar inveja. Isso é o básico que estudos sobre a importância do sono na vida das pessoas têm revelado. A questão crucial ainda é por quê.

"A privação crônica do sono pode ter consequências importantes. Quem dorme pouco geralmente apresenta irritabilidade, redução do desempenho, problemas de concentração, queixas de memória e fadiga", diz o neurologista Alexandre Machado, do Hospital Santa Paula (SP). "A insônia inclusive aumenta significativamente o risco de acidentes domésticos, de trabalho e de trânsito, devido à alteração do estado de alerta e à desatenção".

terça-feira, 30 de março de 2010



Um estudo sugere que o uso de um telefone celular antes de ir para cama pode causar insônia, dores de cabeça e confusão. Ela também pode reduzir sua quantidade de sono profundo, interferindo com a capacidade do seu corpo para se restaurar.

O estudo foi realizado pelo Instituto Karolinska da Suécia e Wayne State University, nos E.U.A., financiado pelo Mobile Manufacturers Forum.

sexta-feira, 26 de março de 2010

Exposição à Poluição Eletrônica durante a noite pode estar ligado à redução de melatonina


Novas evidências sugerem que um aumento na intensidade do campo magnético no quarto está associado com uma redução da produção de melatonina, de acordo com uma apresentação na Sociedade Americana do Câncer Science Writers Seminário.
O estudo é parte de um esforço de investigação a explorar hipotéticas ligações entre a melatonina, o estrogênio e câncer de mama. Dr. Scott Davis, do Fred Hutchinson Cancer Research Center em Seattle, Washington, afirma que esse estudo ajuda a preencher uma lacuna na pesquisa de campo eletromagnético.

32% dos acidentes de trânsito são causados por distúrbios do sono

Cochilar ao volante é uma das atitudes mais perigosas no trânsito. De acordo com o médico neurologista Marcus Sabry, doutor em Medicina Interna e Terapêutica, entre 27% e 32% dos acidentes de trânsito no mundo são provocados por motoristas que dormem na direção, responsáveis também por valores entre 17% e 19% das mortes no asfalto. "Isso sem contar as mortes das pessoas acidentadas que são levadas aos hospitais para atendimento", ressalta Sabry. 


Estudos mostram que a chance para acidentes automobilísticos é duas vezes maior com motoristas que sofrem de apnéia obstrutiva do sono. O distúrbio acomete de 2% a 4% da população saudável. Nos portadores de doenças cardíacas, a prevalência pode chegar a até 30%.

O Sono Profundo solidifica sua memória.


O poder do sono pode ir muito além da cura de cansaço.
Segundo os pesquisadores, as informações obtidas, enquanto se está acordado, são ativamente alteradas, reestruturadas e reforçadas durante o sono. Assim, pode haver evidências de que as memórias espaciais são consolidadas durante o sono profundo.
Porque o sono e a memória são temas altamente complexos, explorar o processo de consolidação foi de certa forma um desafio.


Durma bem. Viva melhor.

Cansado de ficar cansado o tempo todo?
Mesmo que você não seja uma pessoa de hábitos matinais, use as 11 dicas abaixo para se sentir disposto desde o nascer do sol até o final do dia.

1. Mantenha seus olhos fechados
Para se sentir bem de manhã, você deve se deitar em uma hora razoável a cada noite. Não tente compensar a falta de sono nos finais de semana. Você precisa de no mínimo oito horas de sono a cada noite.



Relação entre obesidade e deficiência no sono

O QUE OS PESQUISADORES DO SONO ESTÃO DIZENDO SOBRE A RELAÇÃO ENTRE AUMENTO DE PESO E SONO

Existe uma relação entre peso, sono inadequado e saúde debilitada?
A resposta parece ser sim. Em um recente encontro patrocinado pela Fundação Norte Americana do Sono, em Washington, DC, os pesquisadores discutiram a interação da obesidade, do sono e da saúde.

Entretanto, uma questão importante ainda está pendente: qual desses elementos vem antes, a perda do sono, o aumento do peso e/ou o dano à saúde?


Deficiência de Vitamina D pode ser o início da gripe!


Um novo estudo confirmou que a vitamina D tem um papel importante na ativação de suas  defesas imunológicas contra doenças infecciosas como a gripe.
A deficiência de vitamina D já foi ligada a um amplo espectro de doenças, incluindo doenças  cardíacas, câncer, diabetes, depressão, doença auto-imune e muitos outros.