É importante saber que os sonhos não duram a mesma quantidade de tempo que a situação vivenciada levaria na realidade. A maioria deles está relacionada aos nossos sentimentos, como medo e preocupação. Para que sejam lembrados é necessário acordar logo depois ou durante o sonho. Caso isso não ocorra, dizemos que não sonhamos, mas não é verdade, já que podemos ter vários sonhos durante a noite e só lembrar daquele que tivemos antes de acordar ou nem isso.
É durante o sono que as informações da memória, captadas durante todo o dia, são fixadas no cérebro. Quando sonhamos, é como se as experiências diárias passassem por uma limpeza; só o que é importante permanece no cérebro. É por isso que não adianta nada estudar na véspera da prova. Tem de fazer isso diariamente. Durante a aula, aprende-se o assunto que deve ser estudado ainda no mesmo dia, antes de dormir, e revisado nos seguintes, para que possa ser fixado. (Consultoria do neurologista Flávio Alóe, do Instituto do Sono do Hospital das Clínicas)
Sonambulismo
Algumas pessoas podem falar e até se levantar e andar pela casa enquanto dormem. No dia seguinte, não se lembram de nada. Esse comportamento é chamado sonambulismo. Ocorre principalmente entre as crianças porque o cérebro ainda não está totalmente desenvolvido, e elas também têm sono mais profundo do que os adultos. Manifesta-se durante a fase de sono profundo. Se ocorrer mais de uma vez por semana, deve-se procurar o médico.
Hora do pesadelo
Nem sempre temos sonhos bons. Quando isso ocorre, é chamado de pesadelo. Segundo os médicos, quando acordamos assustados e com sensação ruim, podemos classificar o sonho como pesadelo. Eles também refletem nossos sentimentos negativos, como medo, ansiedade, apreensão. Um estudo da Inglaterra diz que as mulheres podem ter mais pesadelos do que os homens, porque se preocupam mais com os problemas diários. Os deprimidos podem sofrer mais com isso.
É importante dormir
O descanso não é só necessário para a mente e o físico. Sem dormir direito, o organismo se desorganiza, provocando confusão mental e acelerando o processo de envelhecimento. Quem dorme menos do que o necessário pode desenvolver doenças, como hipertensão e diabetes, além de engordar mais. Durante o sono são produzidos hormônios muito importantes, principalmente o do crescimento, fundamental na infância. Essa substância é fabricada cerca de meia hora após o início do sono.
Não há número exato de horas de soneca; depende de cada um. Entretanto, os médicos indicam 11 horas por noite durante a infância, nove horas na adolescência e de sete a oito horas na vida adulta. Uma boa noite de sono evita mau humor, aumenta a capacidade de concentração e dá resistência para enfrentar o estresse.
O ronco é provocado pela dificuldade de o ar passar pelas viasw3 respiratórias, que o levam aos pulmões. Ocorre mais em adultos acima de 40 anos e em crianças.
Alguns mamíferos e aves também podem sonhar. Os mais inteligentes, como os macacos, têm sonhos parecidos com os dos humanos.
Fonte: Diário do ABC