terça-feira, 1 de junho de 2010

31 de maio foi o "Dia Internacional sem Tabaco"


Fumar narguilé é cada vez mais popular entre os jovens, mas seu uso é mais prejudicial do que cigarro, conforme advertência de médicos especialistas.

"Muitos jovens parecem acreditar que os cachimbos de tubos de água, são mais seguros do que os cigarros, mas seu uso é mais prejudicial para a saúde de uma pessoa do que fumar cigarros", disse Purushottam Lal, presidente e chefe de cirurgia  cardiológica do Instituto do Coração do Hospital Metro na Índia.

De acordo com um inquérito realizado pelo Hospital Metro, cafés hookah (que servem narguilé) tornaram-se uma tendência na capital, Nova Dheli, e um em cada quatro jovens usam.
Lal disse que a popularidade dos cachimbos de água podem ser explicada devido à percepção de que eles são mais seguros que os cigarros.
"A falsa crença entre os usuários é que a fumaça do cachimbo de água é menos perigosa do que cigarros. Isso está errado", acrescentou.
Segundo Lal, o estudo constatou que os usuários consomem cerca de 100 a 200 vezes mais fumaça e cerca de 70 vezes mais nicotina em uma hora de sessão de narguilé em relação à fumar um único cigarro.

"Os fumantes de cachimbo de água são sete vezes mais propensos do que os não-fumantes a mostrar sinais de doença de gengiva e câncer bucal. Cada sessão de narguilé consiste de 50 a 200 inalações e cada uma representa 0,15 a 0,5 litros de fumaça", afirmou Lal.

O médico disse que a fumaça do cachimbo de água contém nicotina, monóxido de carbono, substâncias cancerígenas e também pode ter uma maior quantidade de alcatrão e metais pesados do que a fumaça do cigarro.
O mais preocupante é a idade dos clientes que querem fumar narguilé. "Principalmente jovens na faixa de 20 anos são consumidores."

O uso do tabaco é a segunda maior causa de morte em nível mundial, após a hipertensão e é responsável pela morte de um em cada 10 adultos no mundo inteiro.

Fonte: