quarta-feira, 23 de junho de 2010

Não é preciso dormir muito, mas dormir de forma inteligente.

Preocupado porque você não consegue dormir as oito horas por noite recomendadas pelos especialistas? Este é o seu primeiro erro, garante o médico especializado em sono Nerina Ramlakhan, autor do livro "Tired but Wired" (algo como "Cansado, porém atento"), lançado no mês passado na Inglaterra. No livro, ele derruba alguns mitos e defende que a qualidade do sono conta mais do que as horas dormidas. Tirar sonecas, aprender a relaxar e se exercitar para realmente hibernar são medidas que realmente funcionam e fazem a pessoa acordar renovada e descansada.

- Estava frustrado sobre a falta de informações sobre o sono. Uma vez me pediram a indicação de um bom livro sobre o tema e não encontrei nenhum título nas prateleiras. Quis derrubar uma série de mitos sobre dormir bem. Eu mesmo tive problemas durante anos e sei como é isso. É horrível acordar sem ter descansado e ter um longo dia pela frente - explica Ramlakhan.

Para começar, ele diz que não precisamos:

segunda-feira, 7 de junho de 2010

Tecnippon participa da CasaCor Paraná 2010


De 20/05 a 29/06 realiza-se em Curitiba-Pr a mostra CasaCor Paraná 2010.

A CASA COR é o maior evento de arquitetura e decoração das Américas e o segundo do mundo.
A Tecnippon participa como fornecedor na Suíte Brasil da arquiteta Luciana Baggio (www.lucianabaggio.com.br).


O alto padrão de qualidade dos colchões Tecnippons com tecnologias preventivas para a saúde está presente nos ambientes mais exigentes e sofisticados.

quarta-feira, 2 de junho de 2010

Crianças e adolescentes são as maiores vítimas de rinite alérgica no País

SÃO PAULO - As crianças e os adolescentes são as maiores vítimas da rinite alérgica no Brasil. A constatação é da pesquisa Mapa da Rinite no Brasil, divulgada nesta sexta-feira, 28, por 37 especialistas no assunto. Do total de pessoas que sofrem com a doença, 60% são crianças e adolescentes, e o diagnóstico tardio é o principal problema para o controle da rinite.

De acordo com um dos autores do estudo, Evandro Padro, chefe do Serviço de Alergia e Imunologia do Instituto de Puericultura e Pediatria da Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ), aproximadamente 25% das crianças e adolescentes do país têm rinite alérgica e a principal causa é a poeira domiciliar.

"A rinite no nosso país é desencadeada por uma hipersensibilidade ou uma resposta exagerada quando a pessoa inala proteínas de ácaro, da poeira domiciliar. As pessoas entrando em contato com esses ácaros passam a ficar sensíveis a essas proteínas, e o contato com essas proteínas liberam substâncias que vão desencadear os sintomas da rinite", disse.

Nos meses de junho e julho, as crises são registradas principalmente nas regiões Sul e Sudeste do país. O aumento da umidade e a proliferação de ácaros, segundo o levantamento, também intensifica os casos no Norte e no Nordeste nesta época do ano.

terça-feira, 1 de junho de 2010

Índia inicia estudo sobre impacto de telefones celulares na saúde humana.

O uso do celular ou a proximidade com a torre de transmissão de celular causa impacto no ciclo menstrual de uma mulher, altera a contagem de espermatozóides no homem, seu padrão de sono ou comportamento em geral?
Estas são algumas das questões que o Conselho Indiano de Pesquisa Médica (ICMR) está buscando respostas.
"Torres de celular e telefones celulares emitem grandes quantidades de radiação de radiofreqüência, e a exposição a esta radiação não é boa para a saúde", diz o Dr. MV Katoch, DG, da ICMR, citando o motivo para o início da investigação.

"O uso excessivo de telefones celulares ou a exposição de pessoas que vivem perto de uma torre de telefonia celular foram ligados a um efeito adverso sobre a saúde reprodutiva e neurológicas das mulheres de acordo com os dados gerados por estudos em outros países. Queremos verificar se o mesmo é verdadeiro para a população indiana", diz ele.

31 de maio foi o "Dia Internacional sem Tabaco"


Fumar narguilé é cada vez mais popular entre os jovens, mas seu uso é mais prejudicial do que cigarro, conforme advertência de médicos especialistas.

"Muitos jovens parecem acreditar que os cachimbos de tubos de água, são mais seguros do que os cigarros, mas seu uso é mais prejudicial para a saúde de uma pessoa do que fumar cigarros", disse Purushottam Lal, presidente e chefe de cirurgia  cardiológica do Instituto do Coração do Hospital Metro na Índia.

De acordo com um inquérito realizado pelo Hospital Metro, cafés hookah (que servem narguilé) tornaram-se uma tendência na capital, Nova Dheli, e um em cada quatro jovens usam.
Lal disse que a popularidade dos cachimbos de água podem ser explicada devido à percepção de que eles são mais seguros que os cigarros.
"A falsa crença entre os usuários é que a fumaça do cachimbo de água é menos perigosa do que cigarros. Isso está errado", acrescentou.

A obesidade infantil é um problema de todos.

Os Estados Unidos estão enfrentando uma epidemia de obesidade. Dois terços dos americanos adultos estão com sobre peso ou obesidade, e a epidemia afeta também as crianças.

Hoje, um terço de todas as crianças de 2 a 19 anos estão com sobre peso ou obesos. A maioria dessas crianças vai se tornar diabético.
Mesmo agora, os custos da obesidade são surpreendentes - 112.000 norte-americanos morrem a cada ano devido a doenças relacionadas à obesidade, e os custos para tratar problemas induzidos pela obesidade chegam a 150 bilhões de dólares todos os anos.

ABC News relata:
"A geração de crianças nascidas em 2000, provavelmente, viverão vidas mais curtas do que os seus pais. A produtividade econômica desta geração, será provavelmente menor do que seus pais também. De fato, um adulto obeso acrescenta cuidados de saúde adicionais no valor de 1.400 dólares anuais em comparação com seus pares não-obesos. "